ANFOPE e FORUMDIR elaboram documento com Pauta Comum em Defesa da Pedagogia e do Formação de Professores

A ANFOPE e o FORUMDIR, irmanados na luta em defesa da educação pública estatal, gratuita, de qualidade socialmente referenciada, desenvolveram no mês de abril, intensa agenda de discussões em inúmeras lives pelos estados, reuniões conjuntas, focalizando a Defesa pela Formação de Professores no Curso de Pedagogia, na esteira das DCNs dos cursos de Pedagogia aprovadas em 2006 e que neste momento estão em processo de revisão pelo CNE, desde fevereiro de 2020.

As entidades passaram então a organizar-se para pensar as formas de resistência a destruição imposta ao curso desde a Resolução CNE/CP n. 2.2019, quando o CNE estabeleceu a divisão dos atuais cursos de pedagogia em 2 percursos curriculares: um para formação do professor de Educação Infantil e outro para formação dos professores para anos iniciais do Ensino Fundamental, com alterações inclusive no interior destes percursos e previsão de matrizes de competência especificas para cara um deles.

Nesse processo de discussão, em inúmeras faculdades de educação e colegiados de curso, vem se desencadeando um processo de mobilização e organização para enfrentar de maneira articulada e em nível estadual e nacional, as ameaças que pairam sobre as faculdades de educação, seus cursos de pedagogia e também sobre os demais cursos das licenciaturas especificas sob responsabilidade dos institutos.

Dessa forma,  ANFOPE e FORUMDIR elaboram uma carta conjunta disponível aqui , com nossa pauta de lutas, pedimos a ampla divulgação e convocamos todos nossos associados a unirem-se conosco nesta luta !!!

Comments are closed.