O momento atual brasileiro, marcado por intensa crise política e econômica, apresenta ameaças concretas ao processo democrático, ao mesmo tempo em que anuncia a retirada de direitos da população, com impactos na qualidade da educação básica e superior e na formação de professores. Tal conjuntura exige intensa mobilização das entidades e fóruns em defesa da educação pública.

Neste contexto, conclamamos professores da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores e estudantes da Graduação e da Pós-graduação a associarem-se à ANFOPE.
Desde sua criação, em 1980, a Anfope tem pautado sua luta pela defesa de políticas de formação e valorização profissional que assegurem o reconhecimento social do magistério, seu profissionalismo e profissionalização. Assim, neste grave momento da vida nacional, a ANFOPE repudia todas as formas de ameaça à institucionalidade democrática e ao Estado de Direito, opondo-se a quaisquer tentativas de redução de direitos arduamente conquistados e assegurados pela Constituição Federal.

A Anfope posiciona-se com as demais entidades científicas do campo educacional, com os movimentos sociais organizados, com os trabalhadores e estudantes e com os setores progressistas da população, em defesa da democracia, hoje ameaçada pela judicialização da política e pela politização do judiciário, em nome de um parcial combate à corrupção e da alegada necessidade de ajustes fiscais e cortes de gastos, que comprometem os direitos e princípios constitucionais e o atingimento das Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação.

Neste momento em que se arquiteta o desmonte da educação pública e da política de formação e valorização dos professores, a Anfope conclama os estudiosos e os pesquisadores do campo da formação de professores, os coordenadores institucionais, os estudantes de licenciaturas e os professores da educação básica, a se filiarem à ANFOPE e, assim, fortalecer a mobilização e a participação da área educacional e reafirmar a defesa da escola pública, laica, estatal, gratuita em todos os níveis e modalidades de ensino, de qualidade referenciada no social, e da educação como direito de todos os cidadãos e de todas as cidadãs brasileiras.