ANFOPE assina a Carta Aberta em defesa da Educação Democrática

ANFOPE assina a Carta Aberta em defesa da Educação Democrática junto com 383 entidades e coletivos (sindicatos, associações, grupos de pesquisa, departamentos, programas de pós, movimentos sociais, etc.), contra os projetos de censura à educação brasileira.
A Reunião da Comissão Especial “Escola sem Partido” que ocorreria no dia 11 de julho, na Câmara Federal foi suspensa, uma vitória do movimento educação democrática, dos Professores contra o Escola Sem Partido e da Frente Nacional Escola sem Mordaça, pois com o recesso parlamentar e o consequente adiamento da votação na Comissão se ganhou tempo precioso para fortalecer a mobilização e articulação contra o Projeto de Lei 7180/14 (um substitutivo que congregou os diversos PL em tramitação).
A ANFOPE se irmana na ampla mobilização contra o amordaçamento dos professores assinando e compartilhando a Carta Aberta em Defesa da Educação Democrática.

Link para o Formulário de adesão: https://goo.gl/forms/5J2ZIjwiN7LySmXx1

A ANFOPE historicamente defende a educação cidadã, emancipadora, democrática e republicana e os direitos de aprendizagem dos estudantes, sem censura e obscurantismo, e da liberdade dos professores ensinarem os conteúdos científicos historicamente produzidos pela humanidade sem constrangimentos e obscurantismo. Não podemos admitir mais este retrocesso educacional, pois a aprovação do PL 7180/14 vai retirar dos professores seu direito constitucional à liberdade de expressão no exercício de sua atividade profissional, se limitando a mera transmissão de conteúdos da “matéria objeto da disciplina” sem qualquer reflexão crítica e contextualizada sobre a realidade loco-regional e do país, as condições concretas de existência dos alunos e suas famílias, seus valores culturais, dentro da ampla diversidade que constitui a sociedade brasileira, entre tantas outras questões pertinentes aos fins da educação.

Download Carta Aberta em defesa da EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Tags: No tags